sábado, 7 de maio de 2011

INSTALAÇÃO ! Elétrica? NAO!! Artística! o.O ...



Realmente, em nosso idioma, a palavra INSTALAÇÃO tem vários significados.. Mas vamos falar apenas sobre a INSTALAÇÃO em ARTE! Na contemporaneidade, diversas formas de arte co-existem num mesmo espaço, ou seja, nao há mais a separação de tempo e lugar para a Arte Contemporanea. Ela se funde como se criasse um novo idioma, onde em qualquer lugar em que se esteja no mundo, é possível fazer uma "leitura" dela, e o interessante  é que se tratando em passado ou presente, o artista contemporâneo acabou por quebrar essa distinção também... E onde está a questão sobre INSTALAÇÃO entao? Por instalação, entende-se a reunião num determinado espaço de um conjunto de objectos que, organizados de uma determinada maneira, suscitam uma determinada interpretação. Esta interpretação deve ser vivida, uma vez que não pode ser obtida sem penetrar dentro do espaço da instalação. Logo, a instalação só ficará completa com a intervenção do espectador, ou seja, com a sua participação no espaço em que a obra existe. Portanto, as INSTALAÇÕES sao obras nas quais os artistas querem que o expectador seja movido a refletir sobre determinadas questões, situações, e essa  reflexão levaria entao à uma ação, seja de forma individual ou coletiva. 
A partir do momento que o público teve o contato com a instalação e veio a refletir, desde o estranhamento até à mudança de pensamento ou comportamento, entao o artista conseguiu atingir seu objetivo! Portanto, nao basta só colocar determinados 'objetos' ou interferir em algum espaço, se tal proposta nao tiver impacto a quem a vê! O artista dá sua contribuição para uma reflexao, mas o público tem que estar preparado para esse diálogo onde o idioma deve ser aprendido, como qualquer outra "lingua" ou conteúdo escolar... Vamos entao nos exercitar nesse domínio? Com o tempo colocarei mais post sobre o tema, ok? Enquanto isso, veja:
 
 Assim como um homem é marido somente porque preenche determinadas condições definidas pelas instituiçõoes,ainda que seu aspecto exterior não o diferencie de qualquer outro homem, conhecer uma obra de arte contemporânea dependerá muito mais do que ela diz (silenciosamente e invisivelmente) ao observador do que como ela se apresenta. A obra de arte atual pode parecer qualquer coisa, menos arte (no sentido tradicional de quadros e esculturas, desenhos e objetos bonitos).Essa imagem é Contención, a instalação de Geysell Capetillo, artista cubana convidada à 26a Bienal de São Paulo de 2004! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário